10 de mar. de 2018

"Olhar sensível"

Jornal Cruzeiro do Sul
10/03/2018


Siron Cesar Pacheco Pereira e Teco Barbero - SAGA/ DIVULGAÇÃO


Marta Mota, José Neto e Jeanne Rangel - SAGA/ DIVULGAÇÃO


Sérgio Figermann e Edan Shoren - SAGA/ DIVULGAÇÃO 


Carla Aparecida de Lima e Maria Serra de Lima - SAGA/ DIVULGAÇÃO 


Ed Wilson - SAGA/ DIVULGAÇÃO 


Maristela Alves Lima Honda e Carlos Alberto de Souza - SAGA/ DIVULGAÇÃO 


Fabiana e Fernanda Zamuner - SAGA/ DIVULGAÇÃO 


Maria Inês Moron Pannunzio e Marilda Furokawa - SAGA/ DIVULGAÇÃO 


Antonio Carlos Sampaio - SAGA/ DIVULGAÇÃO 




Com o apoio da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac), o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) recebeu 13 pessoas, com diferentes graus de deficiência visual, que passaram por um processo de sensibilização fotográfica de conteúdo teórico e prático, produzindo fotos sobre diversos temas, como objetos, retratos e paisagens. O resultado do projeto está em exposição e pode ser conferido até o dia 28 de abril no museu, que fica ao lado da antiga Estação Ferroviária Sorocabana.

Inédita em Sorocaba, a mostra "Olhar sensível" traz uma verdadeira experiência tátil e audiodescritiva para os mais diversos públicos. "Não é uma exposição para ver, mas uma exposição para sentir", destacou Teco Barbero, jornalista e fotógrafo com baixa visão, orientador do projeto.

Entre outras atividades, os participantes fotografaram, com máquinas cedidas pela empresa Weprint, objetos com os quais possuem alguma ligação afetiva, que foram impressos de duas formas diferentes: em papel museológico e tridimensionalmente em impressora 3D, do FabLab da Facens. Compõe também a exposição a apresentação de um vídeo produzido por Micheli Correia, a primeira cinegrafista cega do Brasil. "A mostra é para pessoas com deficiência visual, mas também para que videntes possam conhecer e entender um pouco desse universo", completou Teco.

Integram a mostra as imagens produzidas por Carla Aparecida Lima, Carla Cristina Luna da Silva, Edi Wilson Akira Nagatomo, Giovanna Garcia Guerreiro, Iara Cordeiro, Iraci Aparecida Gomes, Ivone Aparecida Almeida, Jean Carlos da Silva Lima, Luis Carlos Domingues, Luiz Carlos Queirós Junior, Marcia dos Santos Lelis, Márcio José de Lima e Priscila Lopes de Castro, além de um retrato produzido por Pablo Di Giulio, de Evgen Bavcar, o mais importante e respeitado fotógrafo cego do mundo, quando em uma visita dele à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Premiada na VIII edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, um dos mais importantes da museologia em toda a América Latina, a exposição "Olhar sensível" conta com o incentivo do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Estado da Cultura.

Assim como na abertura da exposição, que aconteceu no último dia 3, sábado, todas as quartas-feiras, uma pessoa com deficiência visual e um instrutor cultural, todos educadores treinados, orientam o público na exposição. Quem se interessar pode vivenciar a experiência da não visão ao receber uma máscara para sentir a sensação, sempre acompanhado dos mediadores. A exposição segue até 28 de abril, com entrada gratuita e aberta a todos, no galpão do museu, e pode ser vista de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 10h às 15h. A entrada é gratuita.

https://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/867084

Nenhum comentário:

Postar um comentário