4 de mar. de 2018

TECO BARBERO FOTOGRAFA EXPOSIÇÃO ‘OLHAR SENSÍVEL’ NO MACS

O jornalista e fotógrafo Teco Barbero fez a cobertura fotográfica da exposição acessível Olhar Sensível que reouviu fotos de 13 alunos com deficiência visual que fizeram o curso de fotografia associado a exposição. O curso foi ministrado por Teco Barbero que ensinou as técnicas de uso da percepção para fotografar.

A exposição inédita na região de Sorocaba de iniciativa do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e de parceiros como a Faculdade de Engenharia de Sorocaba FACENS, que fez a imprecado das pranchas táteis com as fotos em 3D por meio do Fab Lab, o SENAI de Itu, que fez o catálogo que tem impressão de fotos em alto-relevo e textos em letra ampliada, a ASAC Associação Sorocabana de Cegos, que organizou o grupo para o curso.

Este projeto rendeu ao MACS o prêmio Ibermuseu, que patrocinou o projeto.

O curso durou cerca de 14 horas e foi o primeiro realizado por Teco "foi muito emocionante ter participado como professor e consultor de impressão 3D e sentir a emoção dos alunos ao aprenderem a fotografar", diz.

A mostra oferece 13 fotos impressas em formato de quadro e ao lado de cada quadro existe um sistema de QR Code, tecnologia de leitura de códigos que permite ao usuário usar o celular para ouvir as áudio-descrições e relatos dos alunos sobre o que fotografaram. Também pode-se acompanhar um vídeo produzido por Micheli Correia, primeira cinegrafista cega do Brasil, com depoimentos dos alunos sobre o curso. Em outro ambiente, o público pode tocar nas fotos em 3D e ter a experiência de sentir uma fotografia.

Ao chegar ao museu, o público, às quartas-feiras, será recepcionado por mediadoras com deficiência visual que foram alunas do curso.

A exposição permanece de 3 de março a 28 de abril e fica aberta de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h.

Fotos e texto: Teco Barbero




























Nenhum comentário:

Postar um comentário