25 de abr de 2018

Obra “Histórias de Baixa Visão” será lançada em Sorocaba dia 28 de abril


Após o sucesso nos lançamentos em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Aracaju, o livro “Histórias de Baixa Visão” – organizado pela jornalista Mariana Baierle – chega a Sorocaba/SP, no dia 28 de abril (sábado). O evento faz parte do projeto “Olhar Sensível”, em que Teco Barbero – um dos autores do livro – ministrou oficina de fotografia que deu origem à exposição. A atividade acontecerá no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (avenida Doutor Afonso Vergueiro, 280 – Centro). Na ocasião estarão presentes três escritores da obra: a geóloga Ariane Bernardes, a jornalista e organizadora Mariana Baierle e o fotógrafo e jornalista Teco Barbero. Haverá sessão de autógrafos e bate-papo com o público, onde os autores irão compartilhar suas experiências sobre o tema da baixa visão e questões pertinentes ao livro. Esse evento tem o patrocínio do Grupo Abrão Reze.

O evento marca o fim da etapa de lançamentos nas cidades onde residem os autores e o início de um novo projeto. “Histórias de Baixa Visão” é uma coletânea de 19 autores que retratam suas perspectivas de ser e estar no mundo a partir da ótica da baixa visão. O título foi lançado oficialmente no dia 18 de novembro de 2017 na Feira do Livro de Porto Alegre e, desde então, vem percorrendo o país.

O livro dá visibilidade às questões relativas à deficiência visual, em especial à baixa visão. São trazidos relatos biográficos e crônicas de 19 autores. A partir da obra é possível entender que a baixa visão é uma maneira muito própria de enxergar e de se relacionar com o mundo, o que coloca os autores – assim como uma grande parcela da população – em uma posição intermediária entre a cegueira e a visão dita “normal”.

Em todo o Brasil existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Desse total, conforme o último Censo do IBGE, apenas 500 mil são cegas. Os outros seis milhões de indivíduos têm baixa visão, ou seja, um nível de visão inferior a 30%. A pessoa com baixa visão possui um resíduo visual bastante útil em diversas situações cotidianas, não sendo nem uma pessoa que enxerga normalmente, nem uma pessoa cega.

Para aquisição do livro

A obra será comercializada no dia do evento, com pagamento apenas em dinheiro. É possível adquiri-la diretamente pelo site da Editora CRV em qualquer parte do país, nos formatos impresso ou digital:

https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32599-historias-de-baixa-visao



SERVIÇO:
O quê: Lançamento do livro Histórias de Baixa Visão em Sorocaba/SP e bate-papo com os autores Ariane Bernardes, Mariana Baierle e Teco Barbero

Quando: 28 de abril (sábado)

Local:: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - Avenida Doutor Afonso Vergueiro. 280 – Centro – Sorocaba/ SP
Horário: 10h

Autores do livro: Mariana Baierle (organizadora), Adenirce Davi, André Werkhausen Boone, Ariane Kravczyk Bernardes, Fernanda Cristina Falkoski, Fernanda Shcolnik, Franciele Brandão, Gabriel Pessoa Ribeiro, Gilberto Kemer, Grazieli Dahmer, Heniane Passos Aleixo, Maicon Tadler, Manoel Negraes, Marilena Assis, Rafael Braz, Rafael Faria Giguer, Rafael Martins dos Santos, Renato D’Ávila Moura e Teco Barbero.

Apoio: Associação de Cegos do RS (ACERGS), Faders – Acessibilidade e Inclusão, Porta da Toca Estúdio e Som da Luz

Facebook: Livro Histórias de Baixa Visão

Nenhum comentário:

Postar um comentário