6 de jul. de 2018

TECO BARBERO MINISTRA CURSO DE FOTOGRAFIA OLHAR SENSÍVEL RETRATOS NO MACS


O jornalista e fotógrafo com baixa visão Teco Barbero ministrou, em parceria com a artista plástica Silvana Sarti, o primeiro curso de fotografia de retratos para pessoas com deficiência visual Olhar Sensível. O projeto é uma continuação da exposição e curso de mesmo nome proposto em 2017.
O curso, realizado em junho de 2018, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, teve quatro aulas e teve como objetivo ensinar técnicas de posicionamento da câmera para um melhor enquadramento do retrato, direção e orientação do modelo a ser retratado, compreensão e sugestão de poses, compreensão do corpo e expressões faciais e entendimento de  cenário e iluminação que permitem um aproveitamento total dessa modalidade de fotografia aos deficientes visuais.
O curso começou com um convite aos alunos a conhecerem o próprio corpo para compreenderem as mais diversas expressões corporais. Após essa etapa, eles conheceram um pouco da história de retratos e então partiram para a prática, usando todos os outros sentidos e associando com as novas técnicas e orientação de Teco e Silvana.
A cada aula os participantes evoluíam mais e deixavam a criatividade fluir usando diversos adereços para compor seus retratos.
A Mobgrafia, isto é, fotografia feita com dispositivos móveis, como celulares, que estão cada dia mais presentes no cotidiano e também foi usada, explorando os recursos de acessibilidade desses dispositivos.
Para Teco foi uma experiência única e muito enriquecedora e de grande aprendizado já que foi a primeira vez que ministrou um curso específico de retratos.













































Nenhum comentário:

Postar um comentário