30 de jun. de 2025

Teco Barbero cobre exposição de Marina Caram no MACS


Teco Barbero realizou a cobertura fotográfica e em vídeo da exposição Marina Caram, inaugurada no dia 28 de junho de 2025, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).

O evento apresenta um acervo de sessenta obras, entre pinturas e documentos, que retratam a vida e a obra da artista sorocabana. Aos 14 anos, Marina mudou-se para São Paulo, onde ganhou destaque no cenário artístico, convivendo com grandes nomes das artes no Brasil e no exterior.

Estiveram presentes na inauguração o filho e primos da artista, além do secretário municipal de Cultura de Sorocaba, Luiz Zamuner.

Atualmente, os familiares de Marina cuidam do vasto acervo deixado por ela e, dentro de aproximadamente dois anos, pretendem inaugurar um museu dedicado exclusivamente à artista.

É a primeira vez que o MACS recebe, por um período prolongado, uma quantidade tão significativa de obras, permitindo que os sorocabanos conheçam melhor o trabalho de Marina Caram, ainda pouco divulgado na cidade, e oferecendo aos jovens a oportunidade de se aproximarem da arte local.

A exposição conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, como audiodescrição e narração dos textos expostos.

A mostra permanece em cartaz até meados de setembro, com entrada gratuita.




















Silvana Sarti e Teco Barbero







29 de jun. de 2025

Parceria

 


O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) estuda uma parceria na área de alimentação com uma barraca de comidas que ficará à disposição do público, oferecendo produtos à venda durante os eventos.

Quando a reforma do museu estiver concluída, a proposta é instalar um ponto fixo, oferecendo uma experiência com café, comidas rápidas e um ambiente acolhedor para encontros sociais e momentos de reflexão.





12 de abr. de 2025

Teco Barbero cobre exposições “Grandes Formatos: A Pintura no Acervo do MACS” e “Árvores”


Teco Barbero faz a cobertura fotográfica e em vídeo de duas exposições que marcam a reabertura do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba MACS em 2025.

A reinauguração, aberta em 12 de abril, apresentou duas exposições que trazem à luz recortes significativos de seu acervo: “Grandes Formatos: A Pintura no Acervo do MACS” e “Árvores”. Ambas propõem olhares distintos sobre questões centrais da arte contemporânea, enfatizando diálogos possíveis entre público e espaço expositivo.

A atividade conta com acessibilidade para pessoas com deficiência visual com QR Code com audiodescrição.

Para Teco, o maior desafio foi fotografar e filmar sozinho sem saber quem eram as pessoas, e o manuseio do QR Code na primeira obra, pois não entendeu onde era apra escutar o áudio.

 

Serviço

Exposições: “Grandes Formatos: A Pintura no Acervo do MACS” e “Árvores”

Abertura: 12 de abril de 2025, às 10h

Local: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280 – Centro (ao lado da antiga Estação Ferroviária)



Assista: https://youtu.be/8Zi0Gl_1rJo?si=O_jUwMxpD-OYwBxn





























26 de jan. de 2025

TECO BARBERO COBRE A PEÇA LUVAS E ANÉIS NO SESC

Teco Barbero faz a cobertura fotográfica e em vídeo da peça Luvas e Anéis no Sesc Sorocaba realizada no dia 23 de janeiro de 2025.

O teatro é dividido entre Norah, pugilista surda da comunidade dos Travellers (ciganos irlandeses), que se expressa por Libras, e seu pai, que se comunica pela fala. Entre monólogos de pai e filha, a obra resgata o dilema de Norah entre o casamento e o boxe. O texto, escrito por Rosaleen McDonagh, é rico em traduzir temas como deficiência, inclusão social, feminismo e paternidade através da linguagem do teatro.

O evento teve acessibilidade com audiodescrição e visita tátil ao cenário da peça. Para Teco foi a primeira vez que realizou esse procedimento o que trouxe uma experiência diferente ao compreender melhor o cenário. 

A audiodescrição foi fundamental para a compreensão de pessoas com deficiência visual uma vez que a mesma fez a tradução do que foi falado em libras, já o público em geral acompanhou por meio de um telão. 

O desafio desta audiodescrição foi representar uma interpretação da personagem,  pois além de descrever os componentes da peça,o cenário e as movimentações o cuidado em não interpretar mais do que a própria personagem tornou a ad diferenciada.

Acompanhe as fotos e vídeo