8 de ago. de 2018

Entrevista com TECO Barbero, o fotógrafo baixa visão

PCDef
Por Douglas 2 Dedos


Ouça:  http://pcdef.com.br/historias/entrevista-com-teco-barbero-o-fotografo-baixa-visao/

Superação e orgulho, TECO fotografou para a revista ISTO É um editorial sobre os cinco melhores paratletas brasileiros


Teco Barbero – arquivo pessoal

Superar os limites, ir além do esperado, assim somos nós os seres humanos. Capazes de tudo e sempre em busca de melhores resultados, a prova disso são pessoas portadoras de necessidades especiais e deficiências físicas que diariamente surpreendem aqueles que dizem “talvez ele não faça isso” ou “talvez ele não faça aquilo.

Chega de conversa e vamos direto a “EXCLUSIVA” de hoje, a história de Antonio Walter Barbero ou Teco Barbero como é conhecido.

O fotógrafo baixa visão que supera e surpreende como pessoa e profissional. Teco Barbero tem 37 anos e é formado em jornalismo, atua nas áreas de auxiliar de eventos e cobertura fotográfica de eventos, além de ministrar palestras motivacional e workshops de fotografia.
Teco possui deficiência visual baixa visão congênita Persistência de Vitrio Primário e uma lesão cerebral devido a uma toxoplasmose da mãe. Mas isso não o impediu de seguir adiante, formado em jornalismo em 2004 pela Universidade de Sorocaba UNISO fala os idiomas Italiano, espanhol e Inglês. Em 2002 fez o primeiro curso de fotografia para pessoas com deficiência visual do Brasil. Em 2009 tem início a carreira de fotógrafo e professor de Teco quando foi convidado para fazer as fotos e o comercial em vídeo da campanha da Associação dos Deficientes Desportistas ADD de São Paulo. Após essa campanha Teco passa a receber convites para ministrar palestras, workshops e cursos de fotografia por todo o país entre os destaques de trabalhos de Teco estão ter sido o fotógrafo responsável pelo ensaio fotográfico da edição especial da revista Isto É 2016 com os cinco melhores paratletas do Brasil de 2011, o workshop Olhar Sensível realizado em 2017 em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e a participação como um dos 19 coautores do livro Histórias de Baixa Visão entre outros.

Perguntamos com muita curiosidade para Teco como é fotografar, sendo uma pessoa com baixa visão, qual a sensação, e o resultado final:  “A sensação em fotografar e de liberdade em criar imagens e poder compartilhar com o mundo. A emoção de ver a evolução dos alunos que nunca haviam sentido uma câmera e nunca imaginaram fotografar e eu acompanhar essa evolução por meio de minhas técnicas é indescritível.”

E sobre a inclusão Teco? “A inclusão para mim.é a base de uma sociedade melhor e um sonho que todos nós sejamos iguais, tenho muito orgulho em contribuir com meu trabalho pra uma sociedade mais inclusiva.”

O Que mais nos orgulha como profissional e pcd é ver Teco fotografando para revistas renomadas e expondo seu trabalho com competência.

Para quem quiser saber mais sobre Teco Barbero acesse:https://tecobarbero.blogspot.com/
ou pelo e-mail: tecobarbero@gmail.com
Teco Barbero – arquivo pessoal

Teco Barbero-Ensaio para revista ISTOÉ (2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário