2 de nov. de 2024

TECO BARBERO COBRE EVENTO "TREM DA VIDA"

Teco Barbero faz a cobertura fotográfica e em vídeo do passeio “Trem da Vida: a viagem pelas estações do tempo”, realizado dia 2 de novembro de 2024, em Sorocaba,  SP.  É com essa temática que a Ofebas (uma organização sem fins lucrativos atuante no setor funerário e assistencial nas cidades de Sorocaba e Votorantim desde a sua fundação, desenvolve trabalho com viés social), promoveu a 4ª ação de Finados com o objetivo de homenagear os entes queridos. A ação, em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, consiste na pintura coletiva de um ‘trem’ no muro da antiga estação ferroviária Paula Souza. Também contou com música ao vivo (serenata) e passeio de trem.

Desenvolvido pelo artista Danilo Rek, o desenho de ‘trem’ registrado no muro da antiga estação ferroviária é composto por três vagões. A proposta da ação é que as famílias finalizem a pintura dos vagões, sendo que cada um deles remete a memórias e recordações de uma fase da vida. O primeiro vagão estará relacionado à infância e juventude. O segundo, à fase adulta. Por último, o terceiro estará vinculado à terceira idade.

Para Teco a experiência de vivenciar um passeio que foi por muitos anos característico da cidade foi única,  pois o fez lembrar de histórias de passeios feita por pessoas queridas.

O evento foi relativamente acessível,  pois o local ainda que conte com rampas o que permite acesso a cadeirantes até o embarque no trem se torna difícil para pessoas com deficiência visual.  O espaço apertado e escuro do embarque e desembarque além da própria falta de acessibilidade no trem,  uma vez que o mesmo não foi projetado para isso, dificulta o acesso. 

O desafio para fotografar e filmar foi grande pois havia muitas pessoas além das dificuldades da iluminação do local e a janela embaçada pelo tempo dificultou para fazer as fotos de paisagem. 


Confira fotos e vídeo 

Teco Barbero no vagão antes da partida 





Passageiros para embarcar no trem 

Teco embarcando no trem 

Bilhete sendo perfurado como antigamente 

Passageiros sentados no vagão 

Marcelo Estevão 

Imagens da janela do vagão durante o passeio 


Janela do vagão com paisagem 


Teco na frente do vagão histórico 58

Músicos e muro da estação 

Pessoas pintando o muro

Pessoas pintando o muro

Pessoas na fila do algodão doce

Entrada da Estação Dr. PAULA SOUZA 





2 comentários: