21 de ago. de 2022

Teco Barbero cobre projeto Blind Wiki Brasil


O jornalista e fotógrafo fez a cobertura fotográfica do empreendimento artístico em Sorocaba e São Paulo. Pessoas com deficiência visual criam um mapa sensorial colaborativo em São Paulo e Sorocaba com o projeto artístico blind.wiki

O objetivo do projeto artístico do artista catalão Antoni Abad - já realizado nas Bienais de Veneza e Berlim, e nas cidades de Wroclaw, Sydney e Roma - com foco em pessoas com deficiência visual, é a criação coletiva de um mapa sensorial, que reflete a percepção particular do espaço público por participantes cegos e com perda parcial de visão.
Em Sorocabam o projeto foi promovido pelo Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, o MACS. A rota, que contou com cerca de trinta participantes entre pessoas com deficiência visual e acompanhantes sem deficiência, foi realizada dentro do museu, onde os integrantes postaram suas impressões por voz no APP Blind Wiki e seguiram por fora do prédio que é histórico. Atravessou uma importante avenida da cidade, a Avenida Affonso Vergueiro, para chegar ao prédio, também histórico, do Chalé Francês, onde puderam ter as impressões do jardim, escultura e prédio, e, para finalizar, foram ao SESC Sorocaba, onde visitaram uma exposição e as dependências do prédio até o encerramento.

Os participantes estão bastante engajados, fizeram várias postagens sobre mobilidade urbana, acessibilidade, impressões pessoais dos locais e situações vivenciadas.
Para o criador, Antony Abad, os participantes foram muito entusiastas. “Foram mais de 50 postagens e acho que em Sorocaba o projeto vai ter futuro. Quanto mais postagens sobre as barreiras, dificuldades e temas de interesse comum, mais útil será o APP”.
Já na capital paulista, foram oito rotas. A última delas realizada no Parque Ibirapuera, onde os voluntários, pessoas com e sem deficiência visual, puderam sentir e postar no Blind Wiki as impressões do parque e das esculturas visitadas e mostradas pelos guias.
Para Teco foi um desafio diferente, pois ele fotografou, postou no APP, fez matéria para o Facens Cast e realizou um divo documentário em parceria com o canal do YouTube Olhar Diferente.
O projeto tem O patrocínio do Proac SP.


O que é o blind wiki?
APP BLIND WIKI é um aplicativo gratuito que usa geolocalização e pode ser baixado por qualquer sistema operacional no celular, cujo objetivo é armazenar gravações de áudio feitas por pessoas com e sem deficiência visual para relatar questões de mobilidade urbana, acessibilidade e impressões por onde passar.

https://blind.wiki/


FOTOS EM SOROCABA































FOTOS EM SÃO PAULO





































Saiu na imprensa: https://www.ovaledoribeira.com.br/2022/08/pessoas-deficiencia-visual-criam-mapa-sensorial-sao-paulo-sorocaba-projeto-artistico-blind-wiki.html?m=1




Um comentário: